terça-feira, 5 de agosto de 2008

Projeto Neemias - Restaurando as portas Espirituais da Cidade Santa


Pr. Roberto Pereira
Natal, 03 de agosto de 2008.
Por volta do ano 455 a.C, Neemias iniciou a reconstrução da cidade de Jerusalém, iniciando pelos muros e portas assoladas pelas guerras e descaso do próprio povo de Israel.
Dirigido por Deus e abençoado por seu rei, na primavera setentrional daquele ano, no mês judaico de nisã, Neemias iniciou sua viagem à Terra Santa a fim de reconstruí-la, cumprindo assim uma importante profecia do livro de Daniel (Dn 9:25).
Profeticamente, nossa igreja iniciou neste domingo, um projeto de reconstrução dos Muros Espirituais e das 10 principais portas citadas no capítulo 3 do livro de Neemias, das quais veremos mais aprofundadamente no decorrer da mensagem.
Existem muros de Proteção Espiritual que, muitas vezes, em nossas vidas, estão destruídos. E os anjos, que agem apenas através de comandos nossos ou de Deus, ficam parados, apenas observando demônios passarem livremente por eles. Tudo por conta da falta de oração e da proteção espiritual oferecida pelo discipulado (processo de remodelagem).
São 10 as portas proféticas reconstruídas por Neemias em Jerusalém. Proféticas pois, cada uma possui um significado em nossas vidas e em nossa igreja.
1. PORTA DAS OVELHAS

"Então, se dispôs Eliasibe, o sumo sacerdote, com os sacerdotes, seus irmãos, e reedificaram a PORTA DAS OVELHAS; consagraram-na, assentaram-lhe as portas e continuaram a resontrução até à Torre dos Cem e à torre de Hananel." (Neemias 3:1)

Esta porta, fala sobre "ter um coração de ovelha" isto é, como em João 10:14, ovelhas que conhecem o seu pastor, que conhecem a verdade e as bênçãos de serem fiéis à uma igreja local e que sabem ouvir e obedecer o que o Mestre diz.

2. PORTA DOS PEIXES

"Os filhos de Hassenaá edificaram a PORTA DO PEXE; colocaram-lhe as vigas e lhe assentaram as portas com seus ferrolhos e trancas" (Neemias 3:3)

A Porta dos Peixes fala sobre Evangelismo, não somente como uma mera atividade, mais como um mandamento (Mt 28:18-20) e um estilo de vida.

3. PORTA VELHA

"Joiada, filho de Paséia e Mesulão, filho de Besodias, repararam a PORTA VELHA; colocaram-lhe as vigas e lhe assentaram as portascom seus ferrolhos e trancas" (Neemias 3:6)

Esta porta fala sobre viver o verdadeiro Evangelho, uma real conversão e uma verdadeira intimidade com Deus.

4. PORTA DO VALE

"A PORTA DO VALE, reparou-a Hanum e os moradores de Zanoa; edificaram-na e lhe assentaram as portas com seus ferrolhos e trancas e ainda mil côvados da muralha, até à porta do Monturo" (Neemias 3:13)

O Vale representa uma vida de humildade e oração.

5. PORTA DO MONTURO

"A PORTA DO MONTURO, reparou-a Malquias, filho de Recabe, maioral do distrito de Bete-Haquerém; ele a edificou e lhe assentou as portas com seus ferrolhos e trancas" (Neemias 3:14)

Monturo significa lixo. Portanto, esta porta fala sobre jogar fora velhos hábitos e pecados, lixo espiritual, que nos atrapalham e nos impedem de correr-mos a carreira que nos foi proposta (Hb 12:1).

6. PORTA DA FONTE

"A PORTA DA FONTE, reparou-a Salum, filho de Col-Nozé, maioral do distrito de Mispa; ele a edificou, e a cobriu, e lhe assentou as portas com seus ferrolhos e trancas, e ainda o muro do açude de Selá, junto ao jardim do rei, até aos degraus que descem da cidade de Davi" (Neemias 3:15)

A fonte fala do Espírito Santo, em João 7: 37-38, Jesus disse que "quem crer em mim, do seu interior fluirão rios de águas vivas", isto é, quem crer nele, recebe o Espírito Santo em seu interior.

7. PORTA DAS ÁGUAS

"e os servos do templo que habitavam em Ofel, até defronte da PORTA DAS ÁGUAS, para o oriente, e até à torre alta" (Neemias 3:26)

Esta porta fala sobre o ensino da palavra de Deus.

8. PORTA DOS CAVALOS

"Para cima da PORTA DOS CAVALOS, repararam os sacerdotes, cada um defronte da sua casa" (Neemias 3:28)

Os cavalos falam de Louvor e Adoração, pois falam de alegria.

9. PORTA ORIENTAL

"Depois deles, reparou Zadoque, filho de Imer defronte de sua casa; e depois dele, Samaías, filho de Sacanias, guarda da PORTA ORIENTAL" (Neemias 3:29)

A porta Oriental fala da vinda do Senhor Jesus.

10. PORTA DA GUARDA

"Depois dele, reparou Malquias, filho de um ourives, até à casa dos servos do templo e dos mercadores, defronte da PORTA DA GUARDA, até ao eirado da esquina" (Neemias 3:31)

Esteja orando, encaixe-se em um dos grupos de oração, e junto com dois ou mais ormãos, ore intensamente por uma das portas proféticas deste livro na nossa igreja.

Brevemente, estaremos divulgando os grupos e horários de oração dos mesmos.

Você pode encontrar maiores informações sobre o Livro de Neemias neste link:

http://br.geocities.com/aguazul2001br/Biblia/Antigo/Intneem.htm

Deus te abençõe.

Nenhum comentário: